Triatlo Longo de Caminha 2017

 

Este ano o nosso dia de S. João foi diferente, fomos até Caminha para participar no Triatlo Longo de Caminha (1,9km natação – 85km bicicleta – 21km corrida).

Nós já tínhamos participado na 1ª edição (2013) e na altura adoramos o percurso e a organização, infelizmente, por diversos motivos, tivemos de esperar 4 anos para voltar a repetir.

O Triatlo de Caminha é famoso pela dureza no segmento da bicicleta. O percurso obriga a subir 2 vezes a Serra D´Arga, com um desnível positivo de 1.900m, sendo provavelmente o ciclismo mais exigente entre os triatlos disputados em Portugal. Não é fácil, no entanto as paisagens com que somos presenteados ao longo da subida compensam o esforço e fazem-nos esquecer o sofrimento.

O início da prova estava marcado para as 13:30h e, como já é tradição, os atletas são largados de um Ferryboat no meio do Rio Minho. Uma vez que o percurso da natação foi sempre a favor da corrente este segmento tornou-se muito rápido para todos os atletas, especialmente para os piores nadadores como é o nosso caso.

Na bicicleta sabíamos que íamos sofrer e sofremos bastante. Para além da própria dificuldade do perfil, também o mau estado do asfalto tornou o percurso ainda mais desgastante. Mesmo assim aguentamo-nos e conseguimos chegar novamente a Caminha para a corrida final.

O percurso da corrida era ir e vir ate Moledo por 2 vezes. Correr ao longo do Rio Minho e no pinhal junto à praia é fantástico. É o segmento onde nos sentimos mais à vontade e onde conseguimos verdadeiramente “saborear” o prazer de fazer triatlo.

Com a meta colocada na praça central de Caminha, foi com muito orgulho e satisfação que conseguimos terminar pela 2ª vez este triatlo numa das regiões mais bonitas de Portugal.

A organização voltou a demonstrar muita simpatia para todos os atletas e um enorme profissionalismo, especialmente no que diz respeito à segurança na bicicleta. Os inúmeros elementos da GNR garantiram que todos os possíveis acessos à estrada fossem cortados.

No final a nossa classificação:

– Telmo: 23º masculino – 5º Vet1

– Susana: 8ª feminina – 2ª Vet2

Até ao próximo ano!!!

 

 

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *